Donna Viagem - Destinos

Agosto 10 2010

 

O Porto é a segunda maior cidade portuguesa, pertencente ao Distrito do Porto (do qual é a sede), encontrando-se geograficamente inserida na Região Norte, na antiga província de Douro Litoral.

O concelho do Porto, que corresponde exactamente à cidade, é constituído por 15 freguesias. Este concelho é limitado a norte pelos municípios de Matosinhos e da Maia, a leste por Gondomar, a sul pelo Rio Douro, encontrando-se na outra margem o concelho de Vila Nova de Gaia, e a oeste pelo oceano Atlântico.

Situado na margem norte do Rio Douro, o Porto, pela sua historia de negócio do vinho com o Reino Unido, foi influenciado por este na actividade comercial. O Porto é uma cidade próspera e conhecida como a Capital do Norte.

 

 

O Porto sempre foi, tradicionalmente, uma cidade comercial. Muito se deve ao principal ao produto vinícola da região, o vinho do Porto.

No Porto cruzam-se várias linhas de caminho-de-ferro - Minho, Douro, Norte, Póvoa - que contribuem, também elas, para tornar a cidade o principal centro comercial de toda a região nortenha. Actualmente também a actividade industrial tem grande relevância, laborando na sua cintura industrial fábricas de têxteis, calçado, metalomecânica, cerâmica, móveis, ourivesaria e outras actividades fabris, algumas ainda a nível artesana.

 

Vários pratos da tradicional culinária portuguesa tiveram origem na cidade do Porto. O prato típico por excelência da cidade são as Tripas à moda do Porto, prato histórico e que remonta à altura dos descobrimentos, pode ser encontrado em quase todos os restaurantes da cidade . O Bacalhau à Gomes de Sá é outro prato típico nascido no Porto e popular em Portugal. A Francesinha é o prato mais famoso da cidade e de toda a região norte, trata-se de uma sanduíche recheada com várias carnes e coberta com queijo e um molho especial (Molho de Francesinha). A bebida que dá o nome à cidade é o Vinho do Porto produzido nas vinhas das encostas do Alto Douro e exportado através das numerosas caves que se situam na margem esquerda do rio Douro, em Vila Nova de Gaia.

 

  

 

A maratonista Rosa Mota, vencedora da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seul e de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles é natural da cidade do Porto. Para acolher o Campeonato Europeu de Futebol foram construídos na cidade dois novos estádios, o Estádio do Dragão do F.C. Porto e o Estádio do Bessa, do Boavista Futebol Clube. O Futebol Clube do Porto é o maior e mais representativo clube da cidade, sendo uma referência a nível Europeu, tendo já vencido por duas vezes a Liga dos Campeões.

 

A necessidade de haver uma travessia permanente entre as duas margens do Douro para circulação de pessoas e mercadorias, levou à construção da Ponte das Barcas em 1806, anteriormente a travessia do rio fazia-se com recursos a barcos, jangadas, barcaças ou batelões. A ponte era constituída por 20 barcas ligadas por cabos de aço e que podia abrir em duas partes para dar passagem ao tráfego fluvial. O aumento do tráfego exigiu a construção de uma ponte permanente o que levou à construção da Ponte pênsil em 1843, desmantelada anos mais tarde após a abertura da Ponte Luís I em 1886, a ponta mais antiga da cidade que permanece em actividade. Primitivamente servida como ligação rodoviária entre as zonas baixa e alta de Vila Nova de Gaia e do Porto e, de uma forma mais geral, entre o norte e o sul do país, durante largas décadas. A partir da segunda metade do século XX, no entanto, começou a revelar-se insuficiente para assegurar o trânsito automóvel entre as duas margens, tendo sido substituída por outras pontas e após adaptação passou a ser utilizada pelo Metro do Porto.

 

  

 

A Ponte Maria Pia, construída entre Janeiro de 1876 e 4 de Novembro de 1877 pela empresa de Gustave Eiffel, foi a primeira ponte ferroviária a unir as duas margens do Douro. Dotada de uma só linha, o que obrigava à passagem de uma composição de cada vez, a uma velocidade que não podia ultrapassar os 20 km/h e com cargas limitadas, no último quartel do  século XX tornou-se evidente que a ponte já não respondia de forma satisfatória às necessidades. O que levou a que fosse desactivada e substituída pela Ponte de São João em 1991.

A Ponte da Arrábida, à data da construção, o maior arco do mundo em betão armado, constitui o tramo final da auto-estrada A1 que liga Lisboa ao Porto. Inicialmente a ponte tinha duas faixas de rodagem com 8 m cada, separadas por uma faixa sobrelevada de 2 m de largura; duas pistas para ciclistas de 1,70 m cada e dois passeios marginais de 1,50 m de largura, também sobrelevados. Mais tarde, foram acrescentadas uma faixa de rodagem em cada sentido, construídas à custa da eliminação das pistas para ciclistas e da redução do separador central. Apesar da construção da Ponte do Freixo, mais a montante, a Ponte de Arrábida continua a ser a principal ligação entre a cidade do Porto e a margem sul do Douro.

Das pontes que ligam o Porto a Vila Nova de Gaia, a Ponte do Freixo é a que está mais a montante do rio. Foi construída na tentativa de minimizar os congestionamentos ao trânsito automóvel vividos nas Pontes da Arrábida e de Dom Luís, particularmente notórios desde finais da década de 1980. Trata-se, na verdade, de duas pontes construídas lado a lado e afastadas 10 m uma da outra. É uma ponte rodoviária com oito faixas de rodagem (quatro em cada sentido).

A Ponte do Infante, baptizada em honra do portuense Infante D. Henrique, é a mais recente que liga Porto e Gaia. Foi construída para substituir o tabuleiro superior da Ponte Dom Luís, entretanto convertida para uso da "Linha Amarela" (Hospital de São João/João de Deus) do Metro do Porto. Foi construída pouco a montante da Ponte de Dom Luís, em plena zona histórica, ligando o bairro das Fontaínhas (Porto) à Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia)

 

 

Clique aqui

Clique aqui

Dona Viagem

Rua Duque de Loulé, 254 – Loja C e E

4000 324 Porto

Tel: 22 339 22 60 | Fax: 22 332 41 53

E-mail: geral@donnaviagem.com

Website: www.donnaviagem.com

“…todos os destinos, num só lugar…”

 

 

 
 

publicado por Donna Viagem às 20:37

"todos os destinos num só lugar"
mais sobre mim
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO