Donna Viagem - Destinos

Março 11 2015

Valencia 01.jpg

Barcelona e Bilbau deram o mote e Valência, a terceira maior cidade espanhola e expressão máxima de um Levante próspero e aberto ao Mediterrâneo, aprendeu a lição. Contratou arquitectos de renome, criou eventos como uma bienal e usou da sua influência para figurar como cenário no mais recente filme de Almodóvar. Tudo para passar de símbolo do modernismo a ícone da modernidade. A ver vamos onde vai parar.

Valencia 02.png

Meio caminho entre Madrid e Barcelona, situada em plena costa mediterrânica da comunidade autónoma de que é capital, Valência sempre foi demasiado próspera e fértil para ser ignorada pelo resto da Espanha. Ela, que teve dois papas em Roma no século XV (Calisto III e Alexandre VI, pai de Lucrécia Bórgia) e chegou a ser capital da Segunda República após a Guerra Civil, não se calou a Franco e sempre se notabilizou pelo seu espírito rebelde e independentista. O que, convém acrescentar, já lhe vem desde os tempos das escaramuças entre cristãos e mouros, altura em que sobressaíram heróis épicos como o conquistador El Cid. 

Valencia 03.jpg

Foi, no entanto, perdendo o protagonismo e ficou reduzida a símbolo de um “Levante Feliz”, onde o dinheiro cresce nas árvores (o que nem é uma imagem muito fantasista, se pensarmos que os laranjais são ainda uma das maiores fontes de riqueza da região) e as pessoas são um pouco mais reservadas do que Elevador com L’Umbracle ao fundo em Madrid ou mais conservadoras do que em Barcelona.

Valencia 04.jpg

Pela sua parte, Valência, que há muito diz que “de Poente, nem vento, nem gente”, vê com desconfiança os maiores inte-resse e investimento por parte do governo central na região, pois acha que isso terá, mais cedo ou mais tarde, custos para a sua autonomia e consequente perda de identidade.

Valencia 05.jpg

Orçamento grátis

Clique aqui

Dona Viagem

Rua Duque de Loulé, 254 – Loja C e E

4000 324 Porto

Tel: 22 339 22 60 | Fax: 22 332 41 53

E-mail: geral@donnaviagem.com

Website: www.donnaviagem.com

“…todos os destinos, num só lugar…”

 

 

 

 

 

 

 

publicado por Donna Viagem às 13:42

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



"todos os destinos num só lugar"
mais sobre mim
Março 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
27
28

29
31


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO