Outrora cinzenta e industrial, Bilbau é hoje uma cidade limpa e vibrante. A inauguração do Guggenheim, de Frank Gehry, em 1997, marcou a transformação. A partir daí outras obras-primas da arquitectura foram nascendo pela mão de Foster ou Calatrava, ao mesmo tempo que o centro histórico era recuperado. Melhor que tudo, o que já era excelente, assim permaneceu: o culto pela boa mesa.
Um dia… na Bilbau renascida Quando nos anos 80 do século passado as suas minas esgotaram e os estaleiros foram deslocalizados, Bilbau entrou em crise. Mas os bascos não são conhecidos por ficarem de braços cruzados. Arregaçaram as mangas e reinventaram a cidade, apostando no turismo e serviços. Lavaram as fachadas, levantaram novos monumentos e fizeram crescer jardins onde antes proliferavam contentores e estaleiros.
E é graças a esse espírito de iniciativa que hoje pode fazer um agradável passeio na zona ribeirinha, a Abandoibarra, onde proliferam hotéis, restaurantes e novos equipamentos culturais. O mais marcante será o Guggenheim, mas não é o único. O Palácio Euskalduna, inaugurado em 1999 para acolher congressos, bailados e concertos graças à sua excelente acústica, quase compete na sumptuosidade com a obra de Gehry.
Dona Viagem
Rua Duque de Loulé, 254 – Loja C e E
4000 324 Porto
Tel: 22 339 22 60 | Fax: 22 332 41 53
E-mail: geral@donnaviagem.com
Website: www.donnaviagem.com
“…todos os destinos, num só lugar…”